quarta-feira, 5 de agosto de 2015

MONTREUX - Suíça Francesa



Ah... Montreux... que linda!! Saudades S2, rs!!

Château de Chillon e alpes suíços. Fonte: Turistando de Boa.

Começando a viagem, saí do Rio de Janeiro com destino a Zurique (ficaria 2 dias lá com a Luisa pois no fim de semana iríamos juntas à Montreux) com conexão em Lisboa, onde passei pela imigração.

Escolhi entrar na Europa por Portugal pois tinha medo da imigração e pensei que em português poderia “me virar” melhor. Ao longo da viagem constatei que é possível se virar bem com um inglês intermediário, mas para marinheiros de primeira viagem começar com português pode dar uma sensação a mais de segurança.

Em Zurique fui recebida pela minha amiga no aeroporto, comprei meu swiss pass (detalhes aqui) e fomos para a casa dela. Vou falar de Zurique ao final da viagem!

Chegado o dia, saímos beeeem cedo de casa para pegar o trem e poder aproveitar bastante a cidade.  Mas antes de começar a falar de Montreux gostaria de fazer algumas observações:

- Os trens, na Suíça, são EXTREMAMENTE pontuais e tem horários meio doidos. Se um trem tem como horário de partida 6:32 h, ele vai sair às 6:32 h! Portanto esteja lá ANTES!

- É importante ficar atento aos painéis da estação para embarcar no vagão certo de acordo com a classe do seu bilhete pois, ao longo do caminho, alguns vagões podem tomar outro rumo. E se o seu bilhete não for correspondente ao local de destino do vagão você ainda tem que pagar uma multa bem salgada! E não adianta mimimi, vai pagar!

- De acordo com o idioma falado e localização, a Suíça é dividida pelos viajantes em Suíça francesa, alemã e italiana. Montreux faz parte da Suíça francesa.

Assim que chegamos à Montreux, fui deixar minha mala no Youth Hostel Montreux. A maioria dos hotéis da região fornecem aos hóspedes o Riviera Card, um cartão que dá direito a gratuidade no transporte público de Montreux, Vevey, Lavaux e Villeneuve, além de 50% de desconto em museus, parques temáticos e passeios de barco. Eu não usei o meu pois tinha o o swiss pass.

Os hotéis que oferecem o Riviera Card podem ser consultados aqui! E a maioria pode ser reservada pelo Booking.

Montreux é uma cidade bem pequena e muito muito muito linda. Se concentra em volta do lago Léman (azul e cristalino) por um caminho todo florida e com vista para os alpes suíços. 

Ao centro está localizada a famosa estátua do Freddie Mercury e na outra extremidade do passeio tem-se o Château de Chillon. No centro, há também lojinhas e pracinhas muito agradáveis de se passear. A cidade não tem centro histórico!

O Château de Chillon é o monumento mais visitado da suíça e um dos mais bem preservados da Europa. Foi o primeiro castelo que visitei! Apesar de simples é muito bonito e das janelas há vistas maravilhosas da cidade, do lago e dos alpes. Andamos por todo o castelo tirando fotos e ficamos aproximadamente 1 hora por lá.


Château de Chillon e alpes suíços. Fonte: Turistando de Boa.

Château de Chillon. Fonte: Turistando de Boa.

Château de Chillon. Prisão no subsolo. Fonte: Turistando de Boa.

Château de Chillon. Fonte: Turistando de Boa.

Montreux visto do Château de Chillon. Fonte: Turistando de Boa.

Alpes suíços vistos do Château de Chillon. Fonte: Turistando de Boa.

Luisa. Fonte: Turistando de Boa.

 Château de Chillon. Fonte: Turistando de Boa.

Château de Chillone alpes suíços. Fonte: Turistando de Boa.



Após a visita ao castelo, fomos caminhando em direção ao centro e contemplando toda a beleza do caminho. Os lagos da Suíça são todos limpos, é muito comum ver as pessoas entrando nos lagos na hora que bem têm vontade, e realmente dá muita vontade de entrar!

Mamãe e filhotes no lago Léman. Fonte: Turistando de Boa.

Passeio a beira do lago Léman. Fonte: Turistando de Boa.


Justamente nesse fim de semana estava ocorrendo, pelo que entendi, um campeonato suíço de cortar lenha, no qual o participante tinha que serrar um pedaço de um tronco de madeira no menor tempo possível. O pessoal estava bem animado na plateia, tinham muitas crianças e distribuição de brindes (camisas, garrafinhas). Contudo, o palco do evento ficava bem atrás da estátua do Freddie!

Freddie Mercury. Fonte: Turistando de Boa.

Campeonato suíço de serrar lenha. Fonte: Turistando de Boa.


Outro passeio muito legal de se fazer partindo de Montreux é o Trem do Chocolate, só o nome já é bom né?! Eu fui e vou fazer um post sobre ele!

Vale lembrar também que todos os anos, na primeira quinzena de julho, ocorre o famoso Festival de Jazz de Montreux


No mesmo dia fomos também a Vevey, coladinha em Montreux e tão linda quanto! Mas essa parte do passeio conto no próximo post!


OBS: CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS! 


CURTA TAMBÉM A FACEBOOK PAGE DO BLOG!!


.

Um comentário:

  1. Que passeio! E está só começando, né? E as dicas, muito boas pra quem está planejando.

    ResponderExcluir

E aí, gostou da postagem??? Deixe aqui sua opinião!