sexta-feira, 31 de julho de 2015

PREPARATIVOS PARA A SUA VIAGEM À EUROPA




Comecei com as pesquisas e as reservas aproximadamente 2 meses antes da viagem. A primeira coisa que fiz foi comprar as passagens de avião, depois reservei os hotéis e comprei os bilhetes de trem.

Junto com a passagem de avião, comprei o seguro médico (obrigatório para viagens internacionais) que a própria empresa aérea oferece.


** Reservas de Hotéis/Hostels

Reservei meus quartos pelo Booking e Hostelbookers. No Booking consegui reservar todos os quartos com pagamento total no estabelecimento e com cancelamento gratuito até poucos dias antes da chegada.


** Trem ou Avião?




Para transitar de uma cidade para outra e entre países próximos na Europa o trem é a melhor opção, além de não perdermos horas com check-in e não “sofrer” com o baixo limite de peso da mala, o trem te deixa nos centros das cidades, diferente dos aeroportos, que são em sua maioria mais afastados, e então gasta-se muito com taxi ou “quebra-se” a cabeça para descobrir o transporte público para seu destino final e onde apanhá-lo. Sem falar nas belíssimas paisagens!

Decidi então me locomover entre as cidades e países somente de trem e comprei todas as passagens pela internet nos sites das redes ferroviárias de cada país. Exemplo: da França é a SNCF e da Suíça é a SBB.

Porém, como planejei andar bastante pela Suíça, optei por comprar o Swisspass. Esse é um bilhete que se compra por quantidade de dias e, durante esse período, pode-se utilizar quase todos os meios de transporte públicos por toda a Suíça, tanto entre as cidades quanto dentro dessas. Também inclui entrada gratuita ou desconto em quase todos museus e castelos do país além de descontos em trens especiais, como o trem do chocolate e o Jungfrau.

Eu comprei o meu no aeroporto de Zurique, assim que desembarquei. Os preços dos passes podem ser consultados aqui

Swiss pass de 8 dias. Fonte: Turistando de Boa.


** Dinheiro

Para não andar com muito dinheiro na mão fiz um cartão pré-pago em euro para pagar os hotéis. Este cartão pode ser adquirido em casas de câmbio com bandeiras visa ou mastercard. É aceito em muitos lugares e com ele é possível pagar compras que estejam em outra moeda pois, automaticamente, é feita a conversão de acordo com a cotação do dia e então descontado os euros do seu cartão. Esse também pode ser recarregado por alguém que você autorize previamente no Brasil.

Quanto ao dinheiro em espécie, já levei todo trocado (Euro e Franco Suíço) aqui do Brasil.

    
Euro
Franco Suíço
                                 

** Documentos para imigração

Como fui sozinha – mulher jovem e solteira- já providenciei todas as provas de que retornaria ao Brasil. Pode ser que eles não solicitem nenhum dos documentos e pode ser que eles solicitem todos, então é melhor prevenir.

Os 27 países membros da União Europeia não exigem visto de brasileiros, que podem circular pela Europa por até 90 dias a partir do carimbo de chegada!

Os documentos são:

- Comprovantes de reservas dos hotéis ou carta-convite (caso vá ficar na casa de alguém)
- Passagens aéreas de volta para o Brasil
- Comprovante de que tem dinheiro suficiente para os dias de viagem (aproximadamente 60 euros por dia)
- Comprovante de vínculo empregatício ou de estudo no Brasil
- Passaporte com validade de pelo menos 6 meses
- Seguro médico internacional no valor mínimo de 30 mil euros.

Perguntas básicas da imigração

- Para onde vai? 
- Em qual hotel vai se hospedar? 
- Por quantos dias vai ficar no país?

Passei pela imigração em Portugal e não pediram para ver nada além do passaporte, mas tenho amigos que já passaram um sufoco.

Com todos os preparativos “OK”, é só esperar ansiosamente pelo dia da viagem!!!



CURTA TAMBÉM A FACEBOOK PAGE DO BLOG!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, gostou da postagem??? Deixe aqui sua opinião!