quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

UMA PAUSA PARA BELÉM



Mangal das garças. Belém. Fonte: turistando de boa.



Gostaria de fazer uma pausa neste tour pela Europa para falar um pouco desta cidade QUENTE!!

Belém fica ao norte do estado do Pará e como toda a região Norte do país é possuidora de uma vasta e diversificada cultura.

Fui a Belém por causa de um congresso, mas como grande curiosa que sou, já comecei a pesquisar os pontos turísticos da cidade para aproveitar bem a viagem.

O melhor programa de Belém é comer, rs. Entre um ponto turístico e outro não tem como resistir a experimentar algo daquela culinária(vou fazer um post sobre comidinhas de Belém). Vou citar neste post alguns lugares que visitei e coisas que comi que você não pode deixar de lado quando for a Belém.

ILHA DO COMBU

Assim que cheguei a Belém deixei minhas coisas no hotel e fui à Ilha do Combu. Na ilha se localizam vários restaurantes e é possível tomar banho de rio (a melhor parte do passeio). 
Os restaurantes abrem aos finais de semana e ficam bem cheios. Para chegar até lá, deve-se ir até a praça Princesa Isabel e pegar um barquinho, que passa por todos os restaurantes. Para voltar para Belém é só esperar passar algum barquinho pelo restaurante.

Eu parei no Saudosa Maloca pois é o mais famoso e não pesquisei outro mas creio que há outros mais baratos e tão bons quanto. De qualquer jeito valeu muito a pena, a cidade é muito abafada e o banho de rio caiu muiiito bem! Como estou sempre economizando, não pedi nenhuma refeição, pois eram bem caras, mas fui de bolinho de pescada amarela com jambu e molho de tucupi e valeu muito a pena, uma delícia!!
O barco estava R$5,00 por trajeto (2016).

Ilha do combu. Belém. Fonte: turistando de boa.

Ilha do combu. Belém. Fonte: turistando de boa.

Ilha do combu. Belém. Fonte: turistando de boa.


ESTAÇÃO DAS DOCAS

A estação das docas se trata de uma zona portuária revitalizada. Têm uma bela vista da baia do Guajará, uma especie de calçadão e galpões fechados com ar condicionado (o que valoriza muiito o local, rsrs), restaurantes e exposições. A noite o local 'bomba" e tem até música ao vivo (os artistas ficam no alto, suspensos, bem diferente).

Minhas sugestões:
- Tire muitas fotos nas docas! O calor é de matar mas quando você for para o ar condicionado vai ver que as fotos ficaram lindas!
- O pôr do Sol é maravilhoso!
- Na Amazon Beer há chopps de diversas frutas locais. O chopp de taperebá é uma delícia!! A isca de filhote (peixe da região) também!
- Evite tomar sorvete da Cairu na estação das docas. Infelizmente o movimento lá é muito grande e o sorvete vem mole, meio derretendo... Há sorveterias Cairu por toda a cidade e cada dia eu provei um sabor diferente, (quase) todos maravilhosos! *essa é uma sugestão devido ao que eu vivenciei na cidade por poucos dias, não sei se é sempre assim mas acho legal dar a dica para tornar o passeio ainda mais proveitoso!

Estação das docas. Belém. Fonte: turistando de boa.

Estação das docas. Belém. Fonte: turistando de boa.




THEATRO DA PAZ


O teatro, construído no auge da exploração da borracha na região, foi inaugurado em 1878 e funciona até hoje, promovendo grandes espetáculos.
Vale super a pena fazer a visita guiada, pois além de poder admirar a beleza de cada detalhe (e muitos detalhes) o guia fala da história do teatro e da cidade. É como voltar no tempo!

Visitação: terça a sexta das 9h às 17h, de hora em hora (exceto entre 13h e 14h)
                 Sábado: 9h às 12h
                 Domingo: 9h às 11h

Se você se organizar direitinho antes da viagem pode adquirir seu bilhete e ver o teatro em pleno funcionamento, o que deve ser incrível! Tive sorte durante a visitação pois tinha uma orquestra ensaiando na hora, a acústica é maravilhosa!

Theatro da paz. Belém. Fonte: turistando de boa.

Theatro da paz. Belém. Fonte: turistando de boa.


MANGAL DAS GARÇAS

Este local é como um parque e traz um pouco da floresta amazônica para o centro da cidade. A entrada é gratuita mas as atrações são pagas. Há viveiro com diversas aves da região, borboletário e o farol com vista para a cidade!
Existe um bilhete único que dá direito a todas as atrações mas no dia que fui tinham acabado os ingressos desse tipo...

Vista a partir do farol. Belém. Fonte: Turistando de boa.


MERCADO VER-O-PESO

É um dos mercados mais famosos do Brasil!
A construção azul é onde ocorre o comercio de peixes! Fora dela o mercado se estende ainda por muitos metros. É um bom lugar para comprar artesanato para a família, castanhas, cachaça de jambu, farinhas... mas tem muito mais coisas!
Não é um local de sossego e higiene exemplares mas transborda cultura e a essência do povo paraense, sem maquiagens.
Tomando cuidado com seus pertences, sem ostentação, vale a pena deixar a frescura um pouco de lado e admirar toda a diversidade do local.

*Decidi ali mesmo experimentar o peixe frito com açaí... o peixe frito de Belém é uma delícia, eles tem um tempero ímpar! O açaí é bem diferente do encontrado no sudeste, ele não é azedinho, e sem o açúcar é um pouco amargo mas coloquei gelo, açúcar e uma farinha de tapioca que eles usam por lá e ficou muito bom também! rs.
Dizem por lá que o açaí que a gente toma aqui já está estragado/azedo.

Mercado Ver-o-peso. Belém. Fonte: turistando de boa.


OUTROS

- Cidade velha: caminhando pelo centro passei por várias ruelas antigas e entrei em algumas igrejas. É bastante interessante para quem curte ver coisas antigas mas infelizmente é perigoso ficar vagando por ali.

-Casa das onze janelas: antiga moradia de um senhor de engenho, hospital e palácio militar, hoje pertence ao governo e  abriga exposições... mas eu não estava muito na "vibe" de museus. Havia uma exposição religiosa com diversos santos, quadros e prataria antigos. *dica: tinha um banheiro bastante limpo lá.


Ilha de marajó: não deu tempo de ir :(. Há barcas que saem do porto do Belém que vão para lá. Os destaques da ilha são as fazendas, os búfalos e seus produtos (principalmente o queijo) e as "praias de rio".



Espero que gostem das descrições e dicas sobre o que fazer nessa cidade cheia de história e  se animem de conhecê-la. Vou fazer em breve um post sobre todas as comidinhas que experimentei lá, não deixe de conferir! :*

3 comentários:

E aí, gostou da postagem??? Deixe aqui sua opinião!